E olha só, os desenvolvedores de Disco Elysium da ZA/UM formaram o "primeiro sindicato reconhecido da indústria de videogames do Reino Unido". Parece que
Ei, galera! Os desenvolvedores de videogames do estúdio Disco Elysium, ZA/UM, criaram o que estão chamando de "o primeiro sindicato reconhecido no ambiente de trabalho da indústria de jogos do Reino Unido", em parceria com o Sindicato Independente dos Trabalhadores da Grã-Bretanha. É mais uma reviravolta na história de um estúdio de desenvolvimento que já foi muito elogiado, mas que agora está fortemente
E aí, galera gamer! Olha só que legal: os trabalhadores sindicalizados divulgaram em um comunicado de imprensa que o processo de reconhecimento proporciona uma base sólida para que eles e a gestão possam discutir e negociar assuntos relacionados ao ambiente de trabalho. Eles formaram um comitê com representantes eleitos para se reunir regularmente e debater questões levantadas pelos desenvolvedores da ZA/UM e pela
E aí, galera gamer! Olha só, foi divulgado um comunicado falando sobre a quantidade absurda de demissões em massa nos últimos anos, dando destaque para a importância da segurança no emprego, que é um dos focos principais do sindicato. A Eugenia Peruzzo, responsável pela organização do IWGB Game Workers Union, comentou que acordos de reconhecimento são essenciais para estabelecer uma relação saudável entre a empresa e os trabalhadores, equilibrando os poderes após alguns anos difíceis na indústria de games e os recentes cortes de pessoal na ZA/UM. Ela acredita que mais trabalhadores de videogames no Reino Unido vão se sindicalizar. "Pode apostar que isso não é algo isolado, estamos prestes a presenciar uma verdadeira revolução", disse ela.
Galera, tem um artigo bem completo sobre essa situação lá no GamesIndustry.biz, com uma entrevista com o atual presidente da ZA/UM e co-fundador da Private Division, Ed Tomaszewski. Ele percebeu durante as negociações com o sindicato emergente que reconhecer o sindicato era fundamental para os valores do estúdio, visando proporcionar práticas de trabalho justas.
Na matéria da GI, Tomaszewski também rebate um pouco algumas acusações ou "caracterizações" feitas pela antiga equipe da ZA/UM. Imagino que essa antiga equipe vai revidar contra Tomaszewski também.
ZA/UM perdeu muitas pessoas que contribuíram para o sucesso de Disco Elysium, mas segundo a Game Developer, eles agora têm "quase 100" pessoas na equipe, após demitir um quarto do estúdio e cancelar uma expansão de Disco Elysium no início do ano passado. O projeto atual deles é Zero Parades, um CRPG de espionagem colorido que o James resumiu como "Disco Elysium de óculos e bigode", acrescentando que "nem sempre fica claro se Zero Parades é inspirado por Disco Elysium ou se está preso a ele."
Parece que muitos dos ex-funcionários do Disco Elysium estão agora trabalhando em sucessores espirituais de alguma forma. Na Summer Eternal, vários ex-funcionários da ZA/UM, incluindo os escritores Argo Tuulik e Dora Klindžić, estão criando o Red Rooster, que foi recentemente provocado de forma curiosa em uma antologia de livros. A Longdue Games está desenvolvendo o Hopetown, um RPG psicogeográfico que o Nic resumiu como "Nathan Barley no ônibus"; sua equipe do Disco original inclui o co-fundador da ZA/UM, Martin Luiga, e Piotr Sobolewski da equipe terceirizada Knights of Unity. Já a Dark Math Games conta com o ex-designer de motion graphics do Disco, Timo Albert, e o ex-produtor e investidor da ZA/UM, Kaur Kender; eles estão trabalhando no recentemente renomeado Tangerine Antarctic, que promete ser um "banquete de dopamina".
Galera, tô aqui dando um resumo pro próximo colega da RPS que for escrever sobre assuntos relacionados à ZA/UM, na esperança frágil de que a situação não fique mais complicada até lá. Caramba, acabei de lembrar que ainda não descobrimos o que o ex-escritor do Disco, Robert Kurvitz, e o artista Aleksander Rostov estão aprontando na nova equipe deles, a Red Info.
E aí, galera! Bora conferir o
E aí, galera! Quem aí curte games? Então, saca só: temos o PS4,
Zero Parades: Para Espiões Mortos
E
Galera, o Rock Paper Shotgun fica ainda mais irado quando
Brota aí e vem com a gente nessa jornada em busca de jogos malucos e vici
Ei, galera, 2026 chegou com tudo, e a Rock Paper Shotgun está aí com a gente! Ah, não esquece: todo o conteúdo é protegido, então nada de reproduzir sem autorização, beleza? A marca Rock Paper Shotgun é da Gamer Network Limited, que é parceira da IGN Entertainment, firmeza? Então vamos jogar juntos e curtir essa vibe gamer!